
Vamos conversar sobre um ônibus que foi bem comum nas cidades brasileiras, conhecido por conseguir se adaptar a várias necessidades do transporte urbano: o Marcopolo Viale, que podia vir com o chassi Scania F94HB e tinha três portas, disponível nas versões com e sem ar-condicionado.
Sobre o modelo:
Compatível com: Versão Urbano/Fase 2
Tamanho: ~131MB – Leve, funciona na maioria dos celulares.
Demonstração:
Veja as opções para obter esse veículo:
Opções:
Créditos Gerais:
Modelagem: Gabriel Rievert
Edicao e conversao: Luiz Matheus
Catraca: Gabriel Dantas
Banco do motorista e espelhos das portas: Rkc
Rodas: Victor Ortega
Rodas de Aluminio: Edsonv12
Manete: ARS Conversoes
Parasol e caixas de itinerario: Wallace Machado, Rkc
Limpadores: Fellype3D
Alavancas de saida de emergencia e lixeiras: Fkn
Textura pedais: Edsonv12
Painel e calhas internas: Gabriel Dantas
Sons retirados do Apache S21 17.210OD Transcol by Wesley Sampaio
Contem sons de Marcio Santos, Jeferson Vieira, Wallace Machado, Gabriel Barbosa, Luciano Junior, Marcos Elias, Evandro Moreira entre outros autores.
Scripts Gerais: M&R Software, Marcos Elias, Frenzymax, Marcos Henrique (Zane), Kyle Ortiz, Ondrej Slucik e Morphi.
Conversão pro PBS e Calotas e Edição p/ F94HB 3 Portas Com e Sem ar : Erick Henrique
Sons : Araújo Skins, MatheusinhGamer
Instrumental e Pedais : Luiz Matheus
Base do Volante,Volante e Setas : Enzo Calderini
Script do Motor (Manual) : Erick Henrique/HM3D
Elevador : FKN
Borracha dos Parachoques : RKC
Capô do Motor e Traseira com Vigia Fechado : Erick Henrique/Luiz Matheus
Painel : Pedro Henrique Figueredo/Erick Henrique/Luiz Matheus/Gabriel Dantas
Rodas e Adesivos nos Vidros: Edson Antônio (EdsonV12)
Eixos : Victor Ortega
Compressor do Ar : Elite Proton Bus
Calhas A/C: Lucas Omsi
AVISO: Conteúdo independente, sem vínculo com marcas ou fabricantes reais. Todos os direitos pertencem aos seus respectivos proprietários. Imagens são propriedade deste site. Autores ou representantes legais: para ajustes ou remoção, entre em contato.
continuação…
O Viale: Design Que Marcou e se Adaptou ao Nosso Jeito
O Marcopolo Viale foi um dos modelos mais importantes da Marcopolo para o transporte urbano. Lançado no fim dos anos 90, ele se destacou pelo seu visual moderno para a época, com aquelas linhas mais arredondadas e janelões. Ele foi pensado pra ser bem versátil, sabe? Podia ser montado em chassis diferentes, e isso fez ele cair no gosto de muita empresa de ônibus.
Ter três portas era uma sacada e tanto, principalmente para as linhas mais cheias. A galera conseguia entrar e sair rapidinho, sem aquela confusão. E a opção de ter com ou sem ar-condicionado era ótima para as empresas, que podiam escolher o que fazia mais sentido pra cada cidade e o clima de lá. Por dentro, o Viale era bem pensado, com bancos confortáveis para o dia a dia e um espaço que facilitava a circulação da galera.
Scania F94HB: Força e Confiança Que Vinham da Frente
Quem botava o Marcopolo Viale pra rodar era o chassi Scania F94HB. A Scania, a gente sabe, é uma marca famosa no mundo todo pela força e durabilidade dos seus motores e chassis. O F94HB foi um dos queridinhos pra ônibus de cidade e até pra umas viagens curtas.
A letra “F” no nome indica que o motor ficava ali na frente do ônibus, um jeito de montar que era bem comum e facilitava a vida dos mecânicos na hora da manutenção. O número “94” se referia à família do motor, e “HB” indicava uma configuração específica para ônibus. Esse chassi entregava uma potência forte, ideal pra encarar o trânsito pesado, as ladeiras e aquele “para e anda” sem fim das nossas linhas. A confiança na mecânica do Scania F94HB fez dele uma escolha e tanto pra muita empresa de transporte que queria um veículo parrudo e que desse conta do recado.
A Versatilidade Que Nossas Cidades Precisavam
A combinação do Marcopolo Viale com chassi Scania F94HB e três portas, com as opções de ar-condicionado ou não, mostrava como esses ônibus conseguiam se encaixar nas diferentes realidades do transporte público aqui no Brasil.
- Com ar-condicionado: Essa versão trazia (e ainda traz!) um conforto a mais, principalmente nas cidades onde o calor aperta de verdade, deixando a viagem bem mais agradável pra todo mundo.
- Sem ar-condicionado: Já essa era uma opção mais em conta, comum em linhas onde o custo precisava ser menor ou em lugares onde o clima dava uma folga, permitindo uma ventilação mais natural.
Esses ônibus foram peças importantes em muitas frotas por aí, levando um monte de gente todo santo dia e ajudando a movimentar a população em várias partes do nosso Brasil. Juntar a carroceria adaptável do Viale com a força e a confiança do chassi Scania F94HB foi uma solução e tanto para os desafios do transporte público.