
Vamos voltar no tempo e lembrar de um ônibus que fez história em São Paulo: o Marcopolo Torino 1999, que usava o potente chassi Scania F-113HL Seletivo. Esse modelo, com o padrão da antiga empresa Imigrantes/SP, era visto como sinônimo de um serviço diferente na cidade.
Sobre o modelo:
Compatível com: Fase 2
Tamanho: ~61MB – Leve, funciona na maioria dos celulares.
Demonstração do modelo:
Para obter esse modelo, use as seguintes opções:
Opções:
Créditos Gerais:
3D Original: Vitor Alexandre (V3D Modelagens)
Conversão: João Vitor Santos (Projeto ABC)
Encomenda: Leonardo Silva
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Marcopolo Torino 1999: Um Clássico Adaptado para o Serviço Especial
O Marcopolo Torino 1999 foi uma das versões do famoso Torino, um dos ônibus urbanos mais vendidos pela Marcopolo. Mesmo sendo um modelo comum nas linhas do dia a dia, quando vinha na configuração “Seletivo”, ele ganhava características que o deixavam especial.
Por fora, o Torino 1999 tinha um visual típico daquela época: era robusto, funcional e feito para o uso pesado. As janelas eram grandes, o que dava boa visibilidade. Mas era por dentro que ele mostrava seu diferencial. O espaço interno era pensado para dar um conforto maior que o de um ônibus urbano normal. As poltronas, por exemplo, costumavam ser mais estofadas e com um pouco mais de espaço entre elas, tornando a viagem mais agradável. Muitos desses ônibus já vinham com ar-condicionado, o que era um grande benefício para um serviço “seletivo”, especialmente no calor de São Paulo. A forma como as portas eram configuradas podia mudar, mas o foco era sempre agilizar o embarque e desembarque nos pontos.
Scania F-113HL Seletivo: Força e Conforto para Rotas Especiais
Quem dava a força para o Marcopolo Torino 1999 rodar de forma tão eficiente, principalmente em linhas que ofereciam mais conforto, era o chassi Scania F-113HL Seletivo. A Scania é conhecida no mundo todo pela potência, durabilidade e conforto de seus chassis, e o F-113HL era um bom exemplo disso.
A letra “F” indicava que o motor ficava na frente do ônibus, e “113HL” se referia a um motor de 11 litros com cerca de 310 cavalos de potência (ou parecido), o que era muita força para um ônibus urbano. A versão “Seletivo” do chassi significava que ele tinha uma configuração que dava prioridade a um rodar mais suave, com menos vibração e barulho. Isso era ideal para oferecer um serviço de melhor qualidade aos passageiros. Ou seja, a suspensão e a caixa de câmbio eram ajustadas para que a viagem fosse mais confortável, mesmo em trechos mais longos ou quando o ônibus andava mais rápido em vias expressas.
Padrão Imigrantes/SP: Um Serviço Diferenciado na Capital
Ver um Marcopolo Torino 1999 com chassi Scania F-113HL Seletivo com a pintura e as características do padrão da Imigrantes/SP significava ver um ônibus que oferecia um transporte com algo a mais. A Imigrantes, uma empresa importante na história do transporte de São Paulo, operava linhas que, mesmo sendo urbanas, davam um conforto superior e, muitas vezes, faziam rotas que ligavam bairros mais distantes ao centro ou a áreas comerciais com menos paradas.
Esses ônibus foram essenciais para atender a uma necessidade por um transporte mais confortável e rápido na cidade. A combinação do espaço otimizado e do ar-condicionado do Torino com a força e o rodar suave do chassi Scania F-113HL Seletivo fazia desses veículos uma escolha inteligente para oferecer um serviço de destaque na intensa rotina de São Paulo.