Bus | Caio Apache Vip I Volkswagen 17.210 EOD: Padrão SPTrans

Para empresas de transporte e entusiastas: Conheça a fundo o Caio Apache Vip I, montado no robusto chassi Volkswagen 17.210 EOD, um verdadeiro pilar da frota da SPTrans em São Paulo. Este modelo não apenas moldou a paisagem urbana, mas também se destacou pela eficiência operacional e confiabilidade, fatores cruciais para a rentabilidade no setor.

Sobre o modelo:

Compatível com: Versão Urbano/Road (Fase 2)
Tamanho: ~131MB – Leve, funciona na maioria dos celulares.

Demonstração do modelo:

Baixe agora e aproveite bastante. Todas formas de baixar estão logo abaixo:

Opções:

 


Créditos Gerais:

Modelagem: Luiz Felipe Bonamigo

Edição Inicial, painel e interior: Victor Nathan e Marcos Elias

Edição secundária e conversão para OMSI: Luiz Matheus

Edição para 1721: CM3D(Calebe)

Conversão para OMSI 2: Vitor Alexandre

Edição final para mudança de padrão com 4 portas, animações da Fase 2 e conversão para o Próton Bus: Douglas Ribeiro (DRBS Edit)

Skins e Placas: Douglas Ribeiro e Calebe(DRBS Edit)(CM3D)

Bancos: VH Pinturas

Banco do motorista, partes do painel e peças do interior: R. Kamargo (RKC)

Posto do cobrador: Gabriel Dantas

Chassi e Rodas: Victor Ortega

Textura da placa de identificação e adesivos da porta: L3D Mods

Manete: ARS Conversões

Parasol e alguns acessórios: Wallace Machado

Câmbio: Sérgio Guilherme

Validador de catraca e AVL: Eduardo Felipe

Volante: Paulo Henrique

Adesivos MB externos e coluna: Franklin Magalhães

Extintor, caixa de troco do cobrador e catraca: Marcos Elias (MEP)

Sons e Câmbio: MatheusinGamer

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Caio Apache Vip I: Design Otimizado para Alta Demanda Urbana

O Caio Apache Vip I foi a versão pioneira de uma linhagem de sucesso inquestionável no segmento de ônibus urbanos. Seu design foi meticulosamente pensado para o ambiente metropolitano, entregando uma carroceria robusta e funcional. A Caio projetou este modelo visando a facilidade de operação e a simplificação da manutenção, atributos altamente valorizados pelas operadoras de transporte que buscam redução de custos.

Internamente, o Apache Vip I apresentava um layout inteligente, otimizando o fluxo de passageiros. Essa organização interna era vital para a agilidade no embarque e desembarque, impactando diretamente na eficiência das linhas e na pontualidade. Os assentos, desenvolvidos para a alta durabilidade, ofereciam um conforto adequado ao perfil das viagens urbanas. Embora o ar-condicionado não fosse item padrão em todas as unidades da época, as amplas janelas garantiam ventilação e iluminação natural. A acessibilidade começava a ser implementada, com adaptações para mobilidade reduzida, refletindo a crescente preocupação com a inclusão no transporte público.

Volkswagen 17.210 EOD: Potência, Economia e Manutenção Simplificada

A força motriz do Caio Apache Vip I era o chassi Volkswagen 17.210 EOD, um dos pilares da linha Volksbus. A Volkswagen se estabeleceu como referência em confiabilidade e robustez para frotas urbanas. A nomenclatura “17” indicava um Peso Bruto Total (PBT) de 17 toneladas, enquanto “210” representava uma potência de 210 cavalos. A sigla “EOD” (Electronic Open Driveline) denotava a presença de um motor eletrônico e o posicionamento frontal do motor, beneficiando a otimização de custos de manutenção.

Este chassi era aclamado por seu desempenho consistente e eficiência. Capacitado para enfrentar o tráfego intenso, subidas e o incessante ciclo de “para e anda” das rotas urbanas, o 17.210 EOD entregava uma resposta rápida e, crucialmente, um consumo de combustível equilibrado. Sua arquitetura eletrônica contribuía para uma menor emissão de poluentes conforme as normas da época e uma gestão de motor mais precisa.

Padrão SPTrans: Otimização da Frota de São Paulo

A adoção do Caio Apache Vip I com chassi Volkswagen 17.210 EOD no padrão SPTrans ilustra uma estratégia eficaz na composição da frota de transporte público de São Paulo. A SPTrans (São Paulo Transporte S.A.) é a gestora do complexo sistema de ônibus da capital, e a padronização com este modelo foi fundamental para a homogeneidade operacional e a otimização logística.

Esses ônibus foram onipresentes nas diversas linhas estratégicas que conectam a megacidade. Eles foram responsáveis pelo transporte diário de milhões de passageiros, consolidando a identidade visual da SPTrans e das operadoras parceiras. A combinação da versatilidade do Apache Vip I com a confiabilidade e o baixo custo operacional do Volkswagen 17.210 EOD fez desses veículos um investimento de alto retorno para o sistema de transporte paulistano por muitos anos.