
Vamos bater um papo sobre um ônibus que a gente via demais no transporte público, principalmente lá em Pernambuco: o Comil Svelto 2000. Ele vinha montado no chassi Mercedes-Benz OF-1721 Euro II, rodando com aquela pintura que era a cara da antiga São Judas Tadeu (SJT). Esse ônibus é um belo exemplo de como as frotas eram na virada do milênio.
Sobre o modelo:
Compatível com: Versão Urbano/Road (Fase 2)
Tamanho: ~700MB – Referente ao pack com 5 modelos.
Demonstração do modelo:
Baixe agora e aproveite bastante. Todas formas de baixar estão logo abaixo:
Opções:
Créditos Gerais:
Modelo : RKC
Conversão Inicial como Volkswagen 15-190 EOD : Carlos Reis
Conversão Final e Edição Para MB OF-1721 12 Metros : Erick Henrique
Bancos : Retirados do Viale Iveco CC170E22
Balaustres,Piso,Interior : RKC
Painel : Luiz Matheus
Botões do Painel,Manete do Freio e Câmbio : RKC/Victor Nathan
Emblema MB Dianteiro : Viale OF-1722M Padrão Cascavel
Emblemas MB Laterais : Edson Antonio
Rodas : Victor Ortega
Sons e Configuração do Motor : Tio Wille
Instrumental MB : D. Caio Vespasiano
Volante MB : Paulo Henrique
Coluna e Chave de Seta : RKC
Limpadores : Victor Nathan
Placa : Chris Albernaz
Escapamento : Victor Borges
Posto do Cobrador : T99 Padrão Vicasa
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O Comil Svelto 2000 era um modelo que você encontrava em quase toda cidade. O design dele, bem daquela época, focava em ser algo prático e eficiente para o uso intenso no dia a dia urbano. A Comil projetou esse ônibus pensando na durabilidade e na facilidade de operação, coisas que as empresas de transporte valorizavam muito mesmo.
Lá dentro, o Svelto 2000 tinha um espaço que era simples, mas que dava conta do recado. A forma como tudo era organizado buscava facilitar a movimentação dos passageiros. Os bancos eram feitos para aguentar o uso contínuo, sabe? E ofereciam um conforto que servia bem para as viagens curtas do dia a dia. Naquela época, ter ar-condicionado ainda não era tão comum, mas as janelas amplas ajudavam a ventilar e a deixar o interior mais claro. A acessibilidade começava a ser uma preocupação, e alguns desses ônibus já podiam ter umas adaptações para pessoas com alguma dificuldade de locomoção.
Mercedes-Benz OF-1721 Euro II: A Força e Confiabilidade da Época
Quem fazia o Comil Svelto 2000 andar era o chassi Mercedes-Benz OF-1721 Euro II. A Mercedes-Benz sempre foi uma referência quando o assunto é confiabilidade e durabilidade no mercado de ônibus aqui no Brasil. O “OF” no nome indica que o motor ficava na parte da frente do ônibus, uma configuração que era bem popular e que, de fato, simplificava a manutenção para quem cuidava da frota nas garagens.
O motor do OF-1721 entregava algo em torno de 208 cavalos de potência. Essa força era mais do que suficiente para encarar o trânsito das cidades, as subidas e aquele eterno “para e anda” das linhas urbanas. A tecnologia Euro II significava que o motor atendia às normas de emissão de poluentes daquele período. Ele era conhecido por ser um motor parrudo, que respondia bem e tinha um consumo de combustível equilibrado para o que oferecia.
Padrão Ex-SJT/PE: Uma Memória Viva do Transporte Pernambucano
Ver um Comil Svelto 2000 com chassi Mercedes-Benz OF-1721 Euro II rodando com as cores da antiga São Judas Tadeu (SJT) lá em Pernambuco é como dar um mergulho na história do transporte da região. A SJT foi uma operadora muito importante, e esses ônibus foram essenciais para o dia a dia de muitos passageiros.
Esses ônibus eram figurinhas carimbadas em várias linhas que cortavam a Região Metropolitana do Recife. Eles transportaram milhares de pessoas todos os dias, exibindo a identidade visual da São Judas Tadeu. A combinação do Comil Svelto 2000 com o chassi Mercedes-Benz OF-1721 mostrava que a busca por veículos eficientes e confiáveis era constante, capazes de dar conta da demanda urbana daquela época.