Bus | Mascarello GranMetro Volvo B290R Euro V: Porto Alegre/RS

O Mascarello GranMetro, encarroçado sobre o chassi Volvo B290R Euro V, foi uma das apostas do sistema de transporte público de Porto Alegre para oferecer maior capacidade, desempenho consistente e um visual imponente, especialmente em linhas troncais e estruturais. Seu porte avantajado e características bem definidas marcaram presença nos corredores da capital gaúcha, tornando-se uma imagem familiar para milhares de passageiros.

Sobre o modelo:

Compatível com: Fase 2
Tamanho: ~126MB – Leve, funciona na maioria dos celulares

Opções:

 


Créditos Gerais:

Modelo 3D e Peças internas: RKC

Calhas de Ar condicionado :IGOR3D

Sons:Som e Câmbio: MatheusinhGamer

Chassi e rodas: Victor Ortega

Validador:Caio Vespasiano

Logo Volvo e Logo B290R: L3D MODS

PAINEL E VOLTANTE: Renato C.

AVISO: Conteúdo independente, sem vínculo com marcas ou fabricantes reais. Todos os direitos pertencem aos seus respectivos proprietários. Imagens são propriedade deste site. Autores ou representantes legais: para ajustes ou remoção, entre em contato.

continuação…

Visual marcante com foco na operação urbana

O design do GranMetro segue a proposta de um ônibus de grande porte, com linhas retas, para-brisa amplo e faróis trapezoidais embutidos nas extremidades frontais. A carroceria, com identidade visual padronizada de Porto Alegre, exibe a tradicional pintura em tons de branco e vermelho, acompanhada de faixas laterais que reforçam o padrão unificado adotado pelo sistema de transporte local.

Na parte traseira, o modelo mantém um estilo limpo, com lanternas altas e acesso facilitado ao compartimento do motor, facilitando intervenções de manutenção rotineiras. Todo o conjunto visual do GranMetro transmite solidez e modernidade ao mesmo tempo.

Interior espaçoso e funcional

Por dentro, o GranMetro impressiona pelo espaço interno. O salão é amplo e bem distribuído, com bancos ergonômicos, piso antiderrapante e iluminação fluorescente. A circulação dos passageiros é favorecida pelos corredores largos e pela altura do teto, ideal para atender grandes volumes de embarque nos horários de pico.

A acessibilidade também foi contemplada com a presença de uma plataforma elevatória para cadeirantes, posicionada na porta central. O embarque dianteiro e desembarque traseiro seguem a lógica de fluxo eficiente adotada nas principais capitais do país.

Conjunto mecânico equilibrado para a rotina urbana

O chassi Volvo B290R Euro V é conhecido por sua robustez e confiabilidade. Equipado com motor traseiro e transmissão automática, ele garante uma operação suave, com respostas consistentes em terrenos variados. Embora não seja o mais potente da categoria, entrega um bom desempenho em linhas urbanas de média e alta demanda, como as encontradas na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Além disso, o sistema de freios a disco e a suspensão pneumática proporcionam mais conforto ao motorista e aos passageiros. A manutenção simplificada e a boa durabilidade dos componentes tornam esse conjunto uma escolha econômica e funcional para empresas operadoras.

Um modelo que marcou uma fase importante do transporte

O Mascarello GranMetro B290R Euro V teve papel relevante durante sua atuação no sistema da capital gaúcha. Mesmo com a chegada de novos modelos articulados e padronizados, o GranMetro seguiu firme por anos em linhas exigentes, graças à sua resistência e à confiança do chassi Volvo.

Em resumo, ele cumpriu bem seu papel como um dos grandes veículos do transporte urbano, oferecendo conforto, acessibilidade e eficiência dentro do que se esperava de um modelo do seu porte. Ainda hoje, é lembrado por operadores e usuários como um ônibus que deixou sua marca pelas ruas de Porto Alegre.