Bus | Comil Svelto Midi 2008 MB OF-1519 Bluetec 5: Padrão Vipol Guarulhos/SP v2.0

Um modelo compacto, versátil e com forte presença nas ruas de Guarulhos. Assim pode ser definido o Comil Svelto Midi 2008, montado no chassi Mercedes-Benz OF-1519 BlueTec 5 e operado pela Vipol Transportes, no padrão intermunicipal da EMTU.

Sobre o modelo:

Compatível com: Fase 2
Tamanho: ~94MB – Leve, funciona na maioria dos celulares

Opções:

 


Créditos Gerais:

Modelagem: V3D

Edição, animações da fase 2 e conversão para o Próton Bus: Douglas Ribeiro (DRBS Edit)

Ediçoes Para MB of 1218: Andrey Carlos [AC3D]

Edição 1418: HM3D

Edição para Padrão V.Tip: Yuri Rykelme (Soberana Transportes)

Repadronização: HM3D

Placas e algumas texturas EMTU: Victor Borges

Pneus e Rodas: Victor Ortega e Impera Mods

Bancos:RKC

Texturas Novas: HM3D

Skins: (Reedição para as skins da V.Tip: Yuri Rykelme / Soberana Transportes)

Base Retrabalhada: HM3D

Sons: S-C-O Gamer

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Com dimensões mais enxutas que um ônibus convencional, ele se tornou uma solução inteligente para linhas com fluxo médio de passageiros e ruas mais estreitas, especialmente nas regiões periféricas e de tráfego intenso.

Design funcional com identidade definida

A carroceria do Comil Svelto Midi 2008 segue um estilo limpo e reto, com destaque para a frente levemente inclinada e o conjunto óptico em formato discreto. O visual é simples, porém bem resolvido. Nas unidades da Vipol, a pintura azul escura com detalhes brancos respeita o padrão visual das linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU.

As linhas visuais eram complementadas por letreiros eletrônicos frontais e laterais, facilitando a identificação do itinerário mesmo em condições de baixa visibilidade. Em resumo, é um ônibus que, apesar de discreto, cumpre com eficiência a missão de representar o transporte coletivo de forma digna e organizada.

Um chassi compacto, porém eficiente

Sob a carroceria, o chassi Mercedes-Benz OF-1519 BlueTec 5 era o responsável por entregar desempenho satisfatório para o perfil urbano e intermunicipal da operação. Seu motor OM-924 LA com tecnologia Euro 5 fornecia potência suficiente (190 cavalos) para manter a agilidade nas ruas estreitas, ladeiras e semáforos comuns no dia a dia de Guarulhos.

Mesmo com menos potência do que modelos maiores, o conjunto se mostrava equilibrado para a proposta midi, garantindo um bom consumo de combustível e reduzindo custos operacionais para as empresas. Além disso, a manutenção do 1519 é reconhecida pela praticidade, fator essencial para quem roda longas horas diariamente.

Interior bem aproveitado para o dia a dia

Apesar do tamanho reduzido, o espaço interno do Svelto Midi foi bem projetado. A disposição dos assentos — todos com estofamento simples em tecido resistente — atendia ao volume de passageiros das linhas de curta e média distância. O piso com revestimento antiderrapante, os balaústres bem distribuídos e a iluminação fluorescente proporcionavam segurança e visibilidade adequada durante o trajeto.

A porta central equipada com plataforma elevatória permitia o embarque de cadeirantes, reforçando o compromisso com a acessibilidade. Além disso, as janelas largas com abertura superior garantiam ventilação natural, já que os veículos não contavam com sistema de ar-condicionado.

Um modelo que cumpriu seu papel com eficiência

O Comil Svelto Midi 2008 OF-1519 BlueTec 5 não tinha pretensão de ser o maior nem o mais moderno da frota. Ainda assim, desempenhou um papel relevante em linhas onde o excesso de comprimento poderia ser um problema. Seu equilíbrio entre tamanho, consumo, manutenção e capacidade o transformou em uma ferramenta valiosa para empresas como a Vipol, que atendem bairros mais distantes com vias menos favorecidas em infraestrutura.

Mesmo com a renovação da frota em andamento, é possível ver algumas dessas unidades ainda circulando. E quem já pegou um desses em horário de pico ou em viagens curtas entre terminais sabe que, mesmo simples, ele cumpriu o que prometia: eficiência, confiabilidade e agilidade no transporte diário de milhares de pessoas.