
Vamos falar de um ônibus que foi muito presente nas ruas do Rio de Janeiro: o Mascarello Gran Via Midi 2011, montado no chassi Volkswagen 17.230 EOD. Esse modelo, que rodava com o padrão da empresa Rubanil, fez parte do dia a dia de muitos cariocas.
Sobre o modelo:
Compatível com: Versão Urbano/Fase 2
Tamanho: ~33MB – Leve, funciona na maioria dos celulares.
Demonstração:
Veja as opções para obter esse veículo:
Opções:
Créditos Gerais:
Painel do carro, Balustes, Bancos: RKC
Base: RJ Skins
Skins: RJ Skins
Chassis MB e rodas: Altermann Design 3D
Sons: Davy Santos, Mendes Snow, RJ Skins.
Instrumental Volkswagen Euro III:Renato C.
Limpadores: Pedro Figueiredo
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Mascarello Gran Via Midi 2011: Design Funcional e Pensado para a Cidade
O Mascarello Gran Via Midi na versão 2011 foi um modelo muito popular da Mascarello, feito para o transporte urbano. Ele tinha um design prático, com linhas que o deixavam com um visual agradável e funcional para o trânsito da cidade. A Mascarello criou esse ônibus pensando em como aproveitar bem o espaço interno e em oferecer um custo-benefício interessante para as empresas.
Por dentro, o Gran Via Midi oferecia um espaço organizado. A forma como os bancos eram dispostos ajudava na circulação das pessoas, o que era importante nos horários de pico. Os bancos eram resistentes, feitos para aguentar o uso contínuo, e o conforto era o esperado para as viagens urbanas do dia a dia. Muitos desses ônibus já vinham com ar-condicionado, que é um item quase obrigatório no calor do Rio, tornando as viagens mais agradáveis. As janelas amplas também contribuíam para a claridade e para a vista lá fora. A acessibilidade, naquela época, já começava a ser mais presente, com rampas ou elevadores em alguns modelos para facilitar o acesso.
Volkswagen 17.230 EOD: Força e Confiabilidade Reconhecidas
Quem fazia o Mascarello Gran Via Midi rodar era o chassi Volkswagen 17.230 EOD. A Volkswagen, com sua linha Volksbus, sempre foi muito conhecida pela confiabilidade e robustez de seus veículos. O número “17” no nome indica o Peso Bruto Total (PBT) de 17 toneladas, e o “230” se refere à potência de 230 cavalos. A sigla “EOD” mostra que era um chassi com motor eletrônico e otimizado para operações mais exigentes, geralmente com foco em consumo e desempenho.
O motor de 230 cavalos entregava uma força boa, ideal para encarar o trânsito pesado, as subidas e o constante “para e anda” das linhas urbanas. Ele era conhecido por ter uma boa resposta nas acelerações e um consumo de combustível que era equilibrado para sua categoria. A tecnologia Euro III ou Euro V (dependendo da calibração exata do ano 2011) garantia que o motor seguisse as normas de emissão de poluentes da época.
Padrão Rubanil/RJ: O Dia a Dia do Transporte Carioca
Ver um Mascarello Gran Via Midi 2011 com chassi Volkswagen 17.230 EOD com a pintura e as características do padrão da Rubanil/RJ era ver um ônibus que fazia parte da rotina do transporte público do Rio de Janeiro. A Viação Rubanil é uma empresa que tem uma atuação importante na cidade, e a escolha por modelos como este mostrava a busca por oferecer um serviço eficiente e que atendesse à demanda dos passageiros.
Esses ônibus foram peças importantes nas linhas urbanas do Rio, transportando milhares de pessoas todos os dias e ajudando na mobilidade da cidade. A união do design funcional do Gran Via Midi com a força e a confiabilidade do chassi Volkswagen 17.230 EOD fazia desses veículos uma parte essencial do dia a dia de quem usava o transporte público por lá.