Comil Svelto 2008 VW 15.190 EOD – Padrão Ex Conorte/PE

O Comil Svelto 2008 representou uma fase de aprimoramento para essa linha de ônibus da Comil. O design dele, para a época, era mais atual, e a Comil manteve o foco em fazer um ônibus forte e prático, ideal para o corre-corre diário do transporte urbano.

Sobre o modelo:

Compatível com: Versão Urbano/Road (Fase 2)
Tamanho: ~700MB – Referente ao pack com 5 modelos.

Demonstração do modelo:

Baixe agora e aproveite bastante. Todas formas de baixar estão logo abaixo:

Opções:

 


Créditos Gerais:

*Créditos não encontrados.

AVISO: Conteúdo independente, sem vínculo com marcas ou fabricantes reais. Todos os direitos pertencem aos seus respectivos proprietários. Imagens são propriedade deste site. Autores ou representantes legais: para ajustes ou remoção, entre em contato.

continuação…

Lá dentro, o Svelto 2008 tinha um espaço bem planejado. Isso ajudava demais na circulação das pessoas, algo crucial, principalmente nos horários de pico. Os bancos eram resistentes, feitos para aguentar o uso contínuo, e davam um conforto justo para as viagens dentro da cidade.

Muitos desses ônibus já contavam com ar-condicionado, e olha, no calor de Pernambuco, isso fazia uma baita diferença para o bem-estar de quem estava a bordo. As janelas grandes também contribuíam, deixando o ambiente mais claro e ajudando na ventilação natural.

A acessibilidade já era uma preocupação, e eles podiam vir equipados com rampas ou elevadores para atender passageiros com mobilidade reduzida, seguindo as normas daquele tempo.

Volkswagen 15.190 EOD: Potência e Economia com Toque Eletrônico

Quem dava fôlego ao Comil Svelto 2008 era o chassi Volkswagen 15.190 EOD. A Volkswagen, com sua linha Volksbus, é conhecida por entregar veículos confiáveis e que não dão muita dor de cabeça na manutenção. Aquele “15” no nome indica o Peso Bruto Total (PBT) de 15 toneladas, e o “190” se refere aos 190 cavalos de potência. Já o “EOD” significa “Electronic Open Driveline”, mostrando que o motor é eletrônico e o chassi foi pensado para ônibus com motor na frente.

Esse chassi era reconhecido pela sua força e por ter um bom desempenho. Ele encarava o trânsito pesado das cidades, as subidas e aquele eterno “para e anda” das linhas urbanas sem grandes apuros. Por ter um motor eletrônico, ele conseguia gerenciar melhor o consumo de combustível e emitia menos poluentes para a época. Fora a resposta mais precisa nas aceleradas.

Padrão Ex-Conorte/PE: Uma Página da História do Transporte Pernambucano

Ver um Comil Svelto 2008 com chassi Volkswagen 15.190 EOD com a pintura da antiga Conorte em Pernambuco é como folhear um pedaço importante da história do transporte na região. A Conorte foi uma operadora de peso, e esses ônibus eram a base da sua frota, essenciais para o dia a dia de milhares de passageiros.

Esses ônibus eram figurinhas carimbadas em muitas linhas que cruzavam a Região Metropolitana do Recife. Eles transportaram milhões de pessoas todos os dias, carregando a identidade visual da Conorte. A combinação do Comil Svelto 2008 com a confiabilidade e a eficiência do chassi Volkswagen 15.190 EOD mostrava que a busca por veículos que dessem conta da demanda urbana daquela época era constante.