Bus | Marcopolo Viale 2008 MB OF-1721 Euro II: Padrão SPTrans

Um verdadeiro clássico das ruas paulistanas, o Marcopolo Viale 2008 encarroçado no chassi Mercedes-Benz OF-1721 Euro II marcou presença em diversas linhas da capital paulista, sendo operado por várias empresas sob o padrão da SPTrans. Com seu visual sóbrio e robusto, esse modelo ficou conhecido por sua durabilidade, simplicidade mecânica e presença marcante nos corredores urbanos.

Sobre o modelo:

Compatível com: Fase 2
Tamanho: ~33MB – Leve, funciona na maioria dos celulares

Opções:

 


Créditos Gerais:

Versão Sambaíba 4 portas – by Toni Pereira

Edição: MatheusinGamer

Som e Scripts: Toni Pereira

Skins: C.F.S Skins

Configuração das portas: Elite PBS Marcopolo Viale

Modelagem: Gabriel Rievert

Edição e conversão: Luiz Matheus

Catraca: Gabriel Dantas

Banco do motorista e espelhos das portas: Rkc

Rodas: Victor Ortega

Manete: ARS CONVERSÕES

Parasol e caixas de itinerario: Wallace Machado, Rkc

Limpadores: Fellype3D

Alavancas de SAÍDA de EMERGÊNCIA e lixeiras: Fkn

Textura pedais: Edsonv12

VERSÃO OF-1721

Volante MB: Paulo Henrique

Painel e calhas internas: Gabriel Dantas

Ajustes finais dos sons: Marcio Santos

Contem sons de Marcio Santos, Jeferson Vieira, Wallace Machado, Gabriel Barbosa, Luciano Junior, Marcos Elias, Ronaldo Aguial entre outros autores.

Scripts Gerais: M&R Software, Marcos Elias, Frenzymax, Marcos Henrique (Zane), Kyle Ortiz, Ondrej Slucik e Morphi.

Conversão pro PBS e Edição p/ 3 Portas : Erick Henrique

Sons : FR Edits

Script do Motor (Manual / Automático): Erick Henrique/CR3D Mods

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Design sóbrio e identidade paulistana

O Viale sempre carregou traços discretos e funcionais. A carroceria possui frente levemente arredondada, com faróis retos e lanternas integradas ao para-choque, mantendo um aspecto sério e prático. O padrão visual da SPTrans era aplicado de maneira padronizada: pintura branca com faixas vermelhas ou verdes, dependendo do consórcio, além da logomarca da prefeitura, reforçando a identidade do transporte público municipal.

Esse visual era pensado para facilitar a identificação do ônibus pelos passageiros e reforçar o conceito de padronização visual da frota.

Confiabilidade mecânica no dia a dia

O chassi Mercedes-Benz OF-1721 com motorização Euro II entregava um equilíbrio ideal para as exigências do transporte urbano da época. Equipado com motor OM-924 LA, esse modelo era reconhecido pela sua mecânica simples, robusta e fácil de manter — características valorizadas pelas empresas operadoras.

Apesar de não contar com os sistemas eletrônicos mais modernos, o desempenho era suficiente para as linhas convencionais da cidade, que exigiam resistência ao tráfego intenso, paradas constantes e topografia variável.

Interior funcional e voltado ao volume de passageiros

O ambiente interno do Marcopolo Viale 2008 era típico de sua geração: bancos de plástico injetado com encosto baixo, piso revestido com borracha antiderrapante e ventiladores no teto. O layout priorizava a capacidade de transporte, com poucos bancos e bastante espaço livre para passageiros em pé.

A acessibilidade estava presente com elevador na porta traseira, permitindo o embarque de cadeirantes. Apesar da simplicidade, o veículo cumpria bem sua função: transportar grandes volumes de passageiros com agilidade e sem comprometer a estrutura ou o desempenho.

Um ícone da frota paulistana

O Marcopolo Viale 2008 OF-1721 Euro II foi um verdadeiro guerreiro da frota paulistana. Enfrentou ruas esburacadas, congestionamentos e longas jornadas diárias, sempre mantendo a confiabilidade. Hoje, muitos desses exemplares já se aposentaram ou migraram para o interior, mas seguem vivos na memória de quem conviveu com o transporte de São Paulo nos anos 2000 e início dos anos 2010.

Foi um modelo que marcou época, não apenas pela quantidade que rodou, mas pela importância que teve no cotidiano da cidade.