
O Caio Millennium II encarroçado sobre o chassi Scania K250UB 6×2 de 15 metros é um verdadeiro símbolo da modernização do transporte público em São Paulo. Operando sob o rigoroso padrão da SPTrans, esse modelo foi uma das apostas para trazer mais eficiência, conforto e capacidade ao sistema de ônibus da maior cidade do Brasil.
Sobre o Ônibus:
Compatível com: Fase 2
Tamanho: ~121MB – Bom tamanho, não ocupa tanto espaço.
Opções:
Créditos:
Modelagem (interior e exterior): Marcos Elias
Edição Primária para versão Scania K270 e conversão: Luiz Matheus
Edição Secundária para padrão SP, animações, placas e skins: Douglas Ribeiro (DRBS Edit)
Retrovisores: Gabriel MSR
Limpadores: Gabriel Ângelo
Acentos: VH Pinturas
Textura do Painel: Pedro Figueredo
Rodas, instrumental, banco do motorista, volante e chassi: Victor Ortega
Sons: MEP, Wallace Machado, Mendess Snow, Austin Lyeber e Caio Takeda
EDITADO ALTERADO E REENCARROÇADO POR BY: ANTONIO LUIZ
SONS K250UB BY: MatheusinhGamer
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Um chassi feito para encarar São Paulo
A cidade de São Paulo exige muito do transporte público. São milhares de ônibus rodando diariamente em corredores exclusivos, faixas comuns e vias de tráfego intenso. Para isso, é preciso contar com veículos potentes, confiáveis e preparados para longas jornadas. O Scania K250UB 6×2 cumpre esse papel com excelência.
Seu motor traseiro eletrônico de 250 cv foi pensado para enfrentar tanto as vias planas quanto os trechos com aclives característicos de algumas regiões paulistanas. A tração no eixo traseiro e o terceiro eixo direcional garantem estabilidade mesmo com o ônibus totalmente carregado. Além disso, o motor com controle eletrônico proporciona menor emissão de poluentes e mais eficiência no consumo de combustível — características valorizadas nos contratos com a SPTrans.
O sistema de freios a ar com ABS e controle de tração traz mais segurança, tanto para os passageiros quanto para os motoristas, especialmente em dias de chuva ou em vias de descida mais acentuada.
Design, conforto e funcionalidade
A carroceria Caio Millennium II é conhecida por seu visual imponente e ao mesmo tempo moderno. Com janelas amplas, acabamento bem estruturado e um layout que valoriza a experiência dos usuários, ela se tornou um marco na frota urbana da capital paulista.
A versão de 15 metros tem capacidade para transportar um número elevado de passageiros, ideal para linhas de alta demanda. Os bancos anatômicos, o espaço interno bem distribuído e a presença de ar-condicionado (em algumas unidades) garantem mais conforto para os usuários — um diferencial em uma cidade onde milhões dependem do transporte público todos os dias.
Além disso, o design externo segue o padrão visual exigido pela SPTrans, com pintura vermelha para os veículos do sistema estrutural, além dos adesivos de acessibilidade e identificação obrigatórios.

Integração com o sistema SPTrans
Os ônibus padrão SPTrans não são apenas veículos — são peças fundamentais de uma engrenagem urbana. O Caio Millennium II Scania K250UB 6×2 15m foi integrado às linhas que exigem alto desempenho, como os corredores BRT e as linhas troncais que conectam bairros à malha metroferroviária.
A escolha por modelos articulados ou com terceiro eixo, como esse, ajuda a reduzir a necessidade de mais veículos nas ruas, melhorando o fluxo do tráfego e diminuindo a emissão de gases poluentes. Além disso, o uso de ônibus maiores proporciona um ganho operacional e econômico para as empresas permissionárias.
Por que esse modelo ainda se destaca?
Mesmo com a entrada de veículos mais recentes e com tecnologias de última geração, o Caio Millennium II com o chassi K250UB 6×2 segue sendo uma referência nas ruas. Muitos ainda estão em operação, graças à robustez do chassi Scania e à qualidade de construção da carroceria Caio.
Seu custo-benefício ao longo do tempo é um dos pontos mais elogiados pelas empresas operadoras. É um ônibus que resiste ao uso intenso e, com manutenção adequada, mantém bom desempenho e conforto mesmo após anos de serviço.
Além disso, por ser um modelo com mecânica consolidada e ampla oferta de peças no mercado, o custo de manutenção se mantém controlado, o que prolonga ainda mais sua vida útil nas frotas urbanas.
O Caio Millennium II Scania K250UB 6×2 15m – Padrão SPTrans é mais do que um ônibus: é parte da transformação do transporte urbano de São Paulo. Seu legado é visível não só pela sua presença nas ruas, mas também pelo impacto positivo que gerou na mobilidade da cidade.
Quem já andou em um desses, certamente guarda na memória a sensação de estar em um veículo moderno, forte e preparado para encarar o desafio de movimentar a metrópole todos os dias.