
O Comil Versatile, que utiliza o chassi Iveco 17.280, é uma alternativa que pode ser encontrada no transporte de pessoas em diversas áreas do Brasil. Este modelo é especificamente desenvolvido para operações de curta e média distância, englobando serviços como fretamento, transporte entre municípios e transporte escolar. Confira mais informações ao final da página…
Sobre o Ônibus:
Compatível com: Fase 2 do Urbano e Road.
Tamanho: ~87MB – Bom tamanho, não ocupa tanto espaço.
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A proposta combina uma estrutura funcional, boa capacidade de passageiros e estrutura mecânica simples para fácil operação e manutenção. Abaixo, confira os principais destaques do modelo, da carroceria à mecânica.
Corpo versátil: estrutura e proposta
Esta carroceria versátil, fabricada pela Comil em Erechim (RS), foi projetada para atender a diferentes tipos de operações. Como o nome sugere, é um modelo versátil que pode ser adaptado para uso urbano, uso rodoviário leve ou fretamento contínuo.
O veículo tem design simples e prático, linhas retas, estrutura otimizada, fácil manutenção e durabilidade. Suas dimensões facilitam as manobras nos centros urbanos e proporcionam estabilidade na estrada.
Estrutura e características externas
O modelo apresenta um chassi semi-monocoque com estrutura metálica reforçada e painéis de alumínio ou fibra de vidro (dependendo da versão). Possui bagageiro traseiro e descansos laterais opcionais, além de entradas de ar bem distribuídas para melhorar a ventilação interna.
As janelas podem ser de correr ou seladas e vêm com cortinas. A carroceria do veículo também pode ser equipada com elevador para cadeira de rodas e modificações que atendam aos padrões de acessibilidade, ampliando suas possibilidades de utilização.
Espaço interior e conforto
O interior do Comil Versatile pode ser configurado com 44 a 48 assentos, com diferentes tipos de estofamento e reclinação. Os assentos podem ser equipados com cintos de segurança retráteis e suporte ergonômico. Outros projetos incluem:
- Iluminação LED;
- Tomada USB independente;
- Ar condicionado (opcional);
- Porta-bagagens e suportes para bagagem de mão.
O layout da cabine é razoável, a visão é boa e o dispositivo de controle é fácil de operar.
Máquinas: Chassi Iveco 17.280
O chassi Iveco 17.280 é uma das apostas da marca italiana no mercado brasileiro de ônibus. Ele é equipado com o motor FPT NEF 6, uma unidade de seis cilindros em linha que entrega 280 cv e até 950 Nm de torque.
O motor utiliza um sistema common rail com injeção eletrônica e atende aos padrões de emissões Euro 5 ou Euro 6 (dependendo do ano de produção), ajudando a reduzir poluentes e melhorar a eficiência de combustível.
A transmissão geralmente é manual, fornecida por empresas como ZF ou Eaton, e tem 6 marchas. Dependendo da aplicação, a suspensão pode ser metálica (com molas de lâmina) ou pneumática. A distância entre eixos de 6.000 mm alcança um equilíbrio entre estabilidade e utilização do espaço interno.
Aplicação e operação
Essa configuração é comum nas seguintes situações:
- Concessões dos funcionários;
- transporte escolar;
- Rotas intermunicipais com demanda média;
Serviços privados e prefeituras, especialmente em áreas com melhor custo-benefício.
Um dos pontos fortes desse modelo é que ele não pesa tanto no bolso quando o assunto é manutenção. Por ter uma mecânica descomplicada e pouca tecnologia, os consertos podem ser feitos até em oficinas menores, o que diminui o tempo que o ônibus fica parado.
Para concluir:
O Comil Versatile, rodando sobre o chassi Iveco 17.280, é uma escolha inteligente e econômica para quem precisa de um ônibus que dê conta do recado, com espaço de sobra, que aguente o tranco e seja fácil de usar.
Mesmo que a Iveco ainda não seja tão popular entre os chassis de ônibus por aqui, a parceria com a carroceria Versatile tem dado resultado, principalmente onde o que importa é ter um veículo que se adapte a diferentes situações, com preço justo e construção sólida.
Essa dupla continua sendo uma boa opção para quem quer transportar pessoas com segurança, sem complicação na mecânica e com a possibilidade de montar o ônibus do jeito que precisa.